Mundo virtuaal voltar

Internet completa 25 anos

21/10/2014

No dia 12 de março de 1989 o físico inglês do CERN, Organização Européia para Pesquisas Nucleares, Sir Timothy Berners-Lee, criava um projeto que iria revolucionar a comunicação e o acesso a informação no mundo, a World Wide Web.
A www como ficou conhecida, nada mais é que um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet, e possibilita o usuário clicar em links para abrir os arquivos em computadores que podem estar em qualquer lugar.

O objetivo de Berners-Lee era preservar e difundir as informações geradas pelos experimentos do CERN, ele pensava que se essa informação pudesse ser acessada por mais cientistas, as pesquisas poderiam ser realizadas com maior qualidade e em menor tempo. Dessa forma ele se apoiou e aprimorou os projetos dos militares americanos da década de 50, que já pensavam em desenvolver uma maneira radical de compartilhar informações por meio de uma rede

Em 1991 Berners-Lee lançou o primeiro site de internet, o info.cern.ch, que exibia apenas texto e usava como servidor uma máquina NeXT.

Vinte e cinco anos depois a internet se tornou um dos maiores geradores da economia mundial, com polos empresariais como  Google, Facebook e Yahoo e é considerada a maior marca da evolução tecnológica da humanidade.


Comentários

Receba notícias exclusivas no seu e-mail